ENTRADA DE NFE - DOCUMENTO FISCAL DE ENTRADA

ENTRADA DE NFE - DOCUMENTO FISCAL DE ENTRADA

Notes
Caminho: Módulos->Entradas->Documento Fiscal de Entrada
A entrada de um Documento Fiscal de Entrada pode ser feito por diferentes formas, tanto manuais quanto otimizadas.

Forma 1: Importação de arquivo .XML
A importação de um arquivo .xml de entrada pode ser dado através do botão "Imp. Xml" localizado na janela do Doc. Fiscal de Entrada.
Após clicar no botão, abrirá uma nova janela que permite a navegação pelos diretórios do computador para a localização do arquivo.
Ao importar o XML ou dar entrada pela consulta NF-e destinada, são solicitados os seguintes dados.

1. No campo "Data de Entrada" é necessário informar a data de entrada na empresa, por padrão é informado a data atual, porém, a mesma pode ser alterada.

2. No campo "CFOP" é necessário informar a CFOP de entrada.

3. Nos campos representados na figura abaixo, é pertinente informar o rateio no momento da entrada, caso não seja informado, os dados parametrizados no cadastro da CFOP serão atribuídos aos campos.

4. No campo "Conta", é necessário informar a conta bancária que estará realizando o pagamento.

5. No campo "Tipo de Cobrança" é necessário informar o tipo de cobrança da nota.

6. Caso necessária a alteração do imposto por CST e/ou centro de custo, deve-se marcar os flags "Alterar Imposto por CST" e/ou "Alterar Centro de Custo" e alterar os dados nos campos que serão liberados.

7. Os campos "Observação" e "Chaves Referenciadas" recebem automaticamente os respectivos dados que estão contidos no arquivos .xml.
O campo "Chaves Referenciadas" recebe, caso existam, todas as chaves referenciadas ao .xml em questão.

8. Caso os dados estejam todos corretos basta clicar em "Ok" 


9. Após isso o arquivo .xml irá ser importado e uma tela denominada "Vincular Produtos" será aberta, essa tela tem o intuito de vincular os produtos do documento de entrada provenientes do fornecedor com os produtos já existentes e cadastrados no sistema.
10. O vínculo pode ser feito marcando o produto e acessando a opção "Vincular Produto" na parte esquerda baixa da tela. Essa opção abrirá uma nova janela que solicitará dados sobre o produto que receberá o vínculo.
   
11. Caso o produto já exista no sistema basta somente realizar a pesquisa no campo "Código Interno do Produto"
   
12. Caso não exista produto cadastrado no sistema referente ao produto importado no documento de entrada, basta estar cadastrando através da opção "Cadastro Produto".
13. Na nova tela que irá abrir basta preencher os dados cadastrais do produto e confirmar em "OK"

14. Após vincular os produtos, basta clicar em "Gravar Produtos"

Forma 2: Através da Consulta NF-e Destinada.
Idea
A Consulta NF-e Destinada pode ser acessada através de Módulos->Entradas->Consulta NF-e Destinada.
Por meio dessa função, o sistema consulta no SEFAZ todas as notas emitidas que foram vinculadas ao CNPJ da empresa, seja ela destinatária da nota ou transportadora. Após isso, traz as notas para realizar a entrada, contra nota, CT-e ou MDF-e, podendo utilizar os seguintes filtros para melhor localizar as notas para realizar a operação necessária. 
 No grid abaixo constarão as notas disponibilizadas pelo SEFAZ.
Na parte inferior da tela, é possível visualizar o DANFE das notas através do botão "Visualizar".

Para realizar as operações deve-se clicar em "Gerar" e selecionar a operação desejada.
 
Após isso, basta preencher os dados da janela que abrirá e confirmar através do botão "Ok", quando confirmado abrirá a janela referente ao Documento Fiscal de Entrada importado.

Forma 3: Manualmente.
Outra forma possível para a entrada de uma NF-e é manualmente, onde é necessário que o usuário que irá preencher os dados possua todos eles em mãos.
Basta preencher os dados do cabeçalho com as informações do documento de entrada.

Após o preenchimento, surgem 2 opções.
  1. "Ordem de Compra" irá realizar o vínculo entre os produtos do documento de entrada com os produtos presentes em uma Ordem de Compra.
  2. "Gravar" irá realizar a gravação dos campos do cabeçalho e liberar o setor inferior da tela responsável pela gravação manual dos produtos.


Para a inclusão de um produto manualmente em uma entrada, basta clicar em "Novo". Campos para preenchimento dos dados do produto serão liberados.
Após o preenchimento dos campos, basta clicar em "Gravar" para efetivar os dados informados para o produto.
Idea
Caso necessária a inclusão de mais de um produto na entrada, basta clicar em "Novo" novamente e repetir o processo.
Idea
Caso necessária a alteração dos dados de algum dos pedidos já registrados basta dar um clique duplo com o botão esquerdo do mouse sobre o produto no grid.
Por fim se faz necessário o preenchimento dos dados financeiros referentes a entrada, esses dados podem ser informados na opção "Financeiro" na parte baixa da tela.


    • Related Articles

    • OBSERVAÇÃO NO PEDIDO DE SAIDA

      OBS AUTOMÁTICA NO PEDIDO DE SAIDA - Com o objetivo de evitar retrabalhos, no sistema foi criado uma opção dentro do Pedido de Saída e nos Documentos de Entrada para estar automatizando o processo. - Ao marcar o flag dentro da tela do Pedido de Saída ...
    • NFE DE COMPLEMENTO DE ICMS

      QUANDO SE DEVE FAZER? - Deve-se realizar a NFe,quando as bases de cálculo do ICMS e do próprio ICMS forem maiores que o informado na NF original, devendo fazer uma nova nota e referênciar a mesma para ajustar o icms. - Em relação a operação, vale ...
    • GERAÇÃO DE PEDIDO DE SAÍDA/NFE

      Caminho: Módulos->Saidas->Pedido de Saída 1°) Para geração de NFe/Pedido é necessário incluir novo registro (Também pode ser incluso através da tecla de atalho F5). 2°) O campo "N° Pedido Bloco" deverá ser informado caso o vendedor utilize um bloco ...
    • TAG XPED (PEDIDO DE COMPRA) - EMISSÃO NFE

      O que seria o xPed ? - Em operações transacionais entre empresas, algumas vezes o comprador pode solicitar que sejam emitidas nas notas de compra/serviços o campo " Código de Compra do Cliente ". - O preenchimento deste campo facilita a troca entre ...
    • REJEIÇÃO 930: CST COM BENEFÍCIO FISCAL E NÃO INFORMADO O CÓDIGO DE BENEFÌCIO FISCAL

      Motivo: Rejeição ocorre quando emitido nota e não é informado o código do benefício fiscal para o CST informado na operação. Solução: Para informar o código do benefício fiscal conforme o CST, deve ir no cadastro da NCM do produto. Caminho: ...