APONTAMENTO DE PRODUÇÃO/MÁQUINA

APONTAMENTO DE PRODUÇÃO/MÁQUINA

A funcionalidade de Apontamento – Produção/Máquina tem como objetivo principal proporcionar uma ferramenta para registro dinâmico da produtividade de determinada máquina, utilizando como base os dados de produção, paradas, combustíveis e manutenção.
InfoO Apontamento – Produção/Máquina pode ser acessado através do caminho Módulos -> Viagens -> Apontamento - Produção/Máquinas.
Ao acessar o caminho designado para a funcionalidade, o seguinte diálogo será aberto:
  1. Na parte alta do diálogo (em vermelho) encontram-se os filtros para pesquisa dos apontamentos registrados e o botão “Pesquisar” que retornará os resultados da busca com base nos filtros.
  2. Na parte central do diálogo (em azul) encontra-se o grid que é responsável por exibir os resultados da busca com base nos filtros selecionados.
  3. Na parte inferior esquerda (em amarelo) se encontram 2 botões, “Apontamento” e “Imprimir Apont.” O botão “Apontamento” abrirá o apontamento selecionado no grid após a pesquisa, caso não existam resultados, ele abrirá um apontamento em vazio.
  4. O botão “Imprimir Apont.” irá mostrar a impressão do apontamento selecionado ou a impressão em vazio, com base na escolha no diálogo subsequente ao clique do botão (a impressão somente é liberada para apontamentos finalizados).

Diálogo subsequente ao clique do botão.

No canto baixo direito existem 3 opções cadastrais para os campos que serão informados posteriormente no preenchimento do apontamento: Operação, Produção e Motivo de parada.
Cada uma das opções permite o cadastro de suas respectivas finalidades.
  1. Em “Cadastro de Operação” são cadastradas as operações de produção (no exemplo mostrado na imagem, “Corte Raso” para uma empresa do ramo madeireiro).
  2. Em “Cadastro de Tipo de Produção” são cadastrados os tipos de produção apontados no diário (no exemplo mostrado na imagem, “Toras” para uma empresa do ramo madeireiro).
  3. Em “Cadastro de Motivo de Parada” são cadastrados os motivos para parada durante o diário, podendo ser os mais diversos e variando dinamicamente de acordo com a necessidade do usuário (por exemplo, “Manutenção”, “Almoço” e “Descanso”).

DIÁLOGO DE APONTAMENTO
O diálogo de apontamento (Acesso pelo botão “Apontamento” em Módulos->Viagens>Apontamento - Produção/Máquinas) consiste na tela principal para registro das informações


      Os campos de cabeçalho devem ser obrigatoriamente preenchidos (com exceção do campo Local/Fazenda) com as informações cadastrais do apontamento, deve ser informada a data de ocorrência do apontamento, hora inicial e hora final da jornada de trabalho do apontamento, a empresa a qual o apontamento pertence, o tipo da operação, a placa da máquina e o seu respectivo operador/motorista (que será por padrão o motorista vinculado ao cadastro do veículo) e, caso necessário, o Local/Fazenda onde a jornada de trabalho foi realizada.


Ao clicar em Salvar, caso os dados forem preenchidos corretamente, as demais funcionalidades do apontamento devem ser liberadas. A parte em laranja, que também compõe o cabeçalho é responsável pela visualização e alteração dos odômetros/horímetros informados no apontamento. Por padrão, os campos “Horímetro Inicial” e “Km Inicial” devem receber os valores que estão informados na placa no momento da abertura do apontamento, os campos “Horímetro Final” e “Km Final” recebem os valores das abastecidas informadas em “(+) Abastecimento” ou algum valor inserido manualmente no campo.
Os campos de Horím/Km. Total devem trazer a diferença entre os valores de Horím Inicial/Final e Km. Inicial/Final.

A) APONTAMENTO DE PRODUÇÃO










O apontamento de produção deve ser feito clicando no botão “(+) Produção” que abrirá um novo diálogo. Nele, inicialmente deve ser realizada a inclusão de um novo registro, informado o tipo de produção (cadastrável pela opção “Cadastrar Produção” na tela de pesquisa), a quantidade produzida e a unidade de medida para a produção. Após preencher e clicar em salvar, os dados deverão ser inseridos no grid “Produção” na tela de apontamento.
B) APONTAMENTO DE PARADAS
O apontamento de paradas deve ser feito clicando no botão “(+) Parada” que abrirá um novo diálogo. Nele, seguindo o mesmo princípio do apontamento de produção, inicialmente deve ser realizada a inclusão de um novo registro, informado o motivo (cadastrável pela opção “Motivo de Parada” na tela de pesquisa) e a hora inicial e final do evento registrado.
Após preencher e clicar em salvar, os dados deverão ser inseridos no grid “Paradas” na tela de apontamento.
C) APONTAMENTO DE COMBUSTÍVEIS
O apontamento de combustíveis deve ser feito clicando no botão “(+) Abastecimento” que abrirá um novo diálogo:
    Após realizada a inclusão de um novo registro, deverão ser preenchidos os campos. No campo “Produto” deve ser informado o produto combustível, no campo “Combustível” deverá ser informado o tipo de combustível (que receberá por padrão o mesmo informado no cadastro do produto), em “Local de Estoque” deve ser informado o local de estoque em que o produto deve ser consumido, em “CFOP” deve ser informado o CFOP da operação, em “Série” deve ser informada a Série da operação. Também devem ser informadas as contas de projetos e financeiras para o abastecimento (que irão receber por padrão o mesmo informado no cadastro do CFOP).
      Por fim, devem ser informadas a quantidade de combustível e o valor unitário do mesmo, após o preenchimento de ambos os campos o valor total será calculado automaticamente. No campo Odômetro/Horím. deve-se inserir o valor do odômetro (caso o combustível selecionado não movimente hora) ou horímetro (caso o combustível selecionado movimente hora).
      Após isso, diferente dos lançamentos de produção e paradas, deve-se clicar em “Gravar” para realizar o lançamento do combustível. Por fim, irá aparecer uma mensagem para caso necessário, lançar a abastecida em um acerto de viagem. Caso “Não”, o combustível irá apenas movimentar estoque referente ao inserido no apontamento.
      Caso o registro seja salvo pelo “Salvar” ou reaberto através da opção “Reabrir” depois de gravado, o apontamento permanecerá no grid, porém, irá assumir o status da coluna “Lançado” como “Não”, para a remoção do registro do grid, basta estar com o apontamento aberto e utilizar a opção.
D) APONTAMENTO DE MANUTENÇÕES
O apontamento de manutenções deve ser feito clicando no botão “(+) Manutenção” que abrirá um novo diálogo:
Após realizada a inclusão de um novo registro, deverão ser preenchidos os campos. No campo “Produto” deve ser informado o produto, em “Local de Estoque” deve ser informado o local de estoque em que o produto deve ser consumido. Também devem ser informadas as contas de projeto, financeira e centro de custo (que receberá por padrão o centro de custo vinculado a placa informada no apontamento). Por fim, deve ser informada a quantidade do produto, o valor unitário e o valor total (que será preenchido automaticamente).
A gravação funciona da mesma forma do lançamento de combustíveis, deve-se clicar em “Gravar” para realizar o lançamento/movimentar estoque. 
FINALIZAR APONTAMENTO
A finalização do apontamento deve ser feita através do botão “Finalizar” no canto baixo direito do diálogo principal
A finalização do apontamento depende de algumas regras para ser efetivado. Primeiramente, não podem existir combustíveis ou manutenções não lançadas registrados no apontamento, caso existam, o sistema irá retornar um aviso.
Também não é possível encerrar o apontamento com os valores de odômetro final ou horímetro final menores que os valores de odômetro inicial/horímetro inicial.
Caso os requisitos para finalização forem atendidos e no apontamento houver manutenções ou combustíveis lançados, abrirá um diálogo para informar o histórico de débito, que deve ser preenchido para efetivar a gravação/finalização do apontamento, além disso, ao finalizar o apontamento, tanto o odômetro quanto o horímetro informados no cabeçalho serão atualizados no cadastro do veículo.









    • Related Articles

    • CONCILIAÇÃO BANCÁRIA AUTOMÁTICA - IMPORTAÇÃO DE EXTRATO

      Objetivo de realizar a conciliação bancária é garantir a precisão e integridade das informações financeiras da sua empresa, realizando a conferencia e corrigindo lançamentos quando necessário. Benefícios de conciliação: 1° Melhor controle sobre fluxo ...
    • NFE DE COMPLEMENTO DE ICMS

      QUANDO SE DEVE FAZER? - Deve-se realizar a NFe,quando as bases de cálculo do ICMS e do próprio ICMS forem maiores que o informado na NF original, devendo fazer uma nova nota e referênciar a mesma para ajustar o icms. - Em relação a operação, vale ...
    • ENTRADA DE NFE - DOCUMENTO FISCAL DE ENTRADA

      Caminho: Módulos->Entradas->Documento Fiscal de Entrada A entrada de um Documento Fiscal de Entrada pode ser feito por diferentes formas, tanto manuais quanto otimizadas. Forma 1: Importação de arquivo .XML A importação de um arquivo .xml de entrada ...
    • AJUSTE DE ESTOQUE

      Para que serve? Corrigir discrepâncias no estoque nos registros do sistema, sendo um ajuste manual para informar no sistema a quantidade correta conforme o estoque físico da empresa. Essa diferença no estoque pode ocorrer através de danos, perdas, ...
    • CONTROLE DE PNEUS

      O controle de pneus é parte essencial no gerenciamento de veículos, sendo responsável por definir informações individuais de cada pneu, margem para manutenções e vida útil. Para o controle de pneus através do sistema, são necessários alguns cadastros ...